quinta-feira, 9 de abril de 2009

Do hebraico... "Pessach" ou passagem ou Páscoa :)!

Já houve momentos da minha vida em que estive muito mais ligada à religião católica e o meu afastamento deveu-se, sobretudo, à decepção com o Homem! Conhecem aquele ditado "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço!" Pois... é por aí... é abrir os olhos e ver que as pessoas (ou muitas delas para não ser injusta!) apenas querem um lugar de destaque, um jogo de poder camuflado por orações e mãos no peito... Enfim... afastei-me um pouco desse mundo, embora não me tenha afastado de "Deus" ou "daquilo" que considero algo superior a nós... chamem-lhe o que quiserem! Ainda gosto de entrar nas igrejas e sentir o silêncio, pensar/reflectir/orar e sinto-me até mais próxima a "Ele" assim, sem intermediários... e os valores de justiça, de humanidade, de amor e respeito ao próximo ainda cá estão, ainda que às vezes seja complicado e muitas pessoas me digam que não há espaço para essas "coisas" na sociedade de hoje... teimosa como sou, esqueçam lá isso LOL!!! Prefiro sofrer as consequências de ser assim (ou de tentar ser assim!) a tornar-me em alguém que não suportaria ver ao espelho!!!
E dado que estamos agora na Páscoa, a festa do (re)nascimento, da alegria, quero como diz Pessoa sentir-me "nascid[a] a cada momento para a completa novidade do mundo"!
Um beijinho ENORME e com sabor a chocolate.... PÁSCOA FELIIIZ
Já agora sabiam que...

... o coelho é símbolo da fertilidade? (Também com a pressa que tem em reproduzir não admira LOOOL!)
... os ovos simbolizam o nascimento?
... as fogueiras feitas em muitas localidades e o acender do círio (vela grande) pascal simbolizam a luz divina, a união?
... as vestes brancas usadas nesta época representam a vitória sobre a morte?

2 comentários:

  1. E por muito que a sociedade se transforme, não percas os valores que preservas nunca, pois é o reflexo do somatório de todos eles que fazem de ti a pessoa brilhante que és! Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  2. Opahhh...assim fico sem jeito ta?!?Bigaaaada...e Feliz Páscoa pra ti também ;)!!!

    P.S. Inda bem que apareces por aqui!

    ResponderEliminar

Sou toda ouvidos....