segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"Devia morrer-se de outra maneira...."


Hoje de manhã, preparava-me para ir dar uma aula e, na sala cor-de-laranja, a televisão balbuciava algumas coisas imperceptíveis, mas, de repente, algo prendeu o meu ouvido: "Morreu João Aguardela, vocalista dos Sitiados....bla bla bla....39 anos....bla bla bla.... cancro...."

E, embora nunca tivesse sido um grupo de eleição, fiquei a ver umas fotos antigas que passavam na pequena janela e senti uma certa nostalgia, porque há coisas que nunca se esquecem! Quem não se lembra, por exemplo, daquela.... essa mesmo que estão a pensar: "Esta vida de marinheiro está a dar cabo de mim raparaparaparaparaparaparim!" Enfim, termina assim uma viagem.... Pensei em como é tão injusta esta forma de morrer! Lembrei-me, então, das palavras de José Gomes Ferreira:

"Devia morrer-se de outra maneira.

Transformarmo-nos em fumo, por exemplo.

Ou em nuvens.

Quando nos sentíssemos cansados, fartos do mesmo sol

a fingir de novo todas as manhãs, convocaríamos

os amigos mais íntimos com um cartão de convite

para o ritual do Grande Desfazer: "Fulano de tal comunica

a V. Exa. que vai transformar-se em nuvem hoje

às 9 horas. Traje de passeio".

E então, solenemente, com passos de reter tempo, fatos

escuros, olhos de lua de cerimónia, viríamos todos assistir

à despedida.

Apertos de mãos quentes. Ternura de calafrio.

"Adeus! Adeus!"

E, pouco a pouco, devagarinho, sem sofrimento,

numa lassidão de arrancar raízes...

(primeiro, os olhos... em seguida, os lábios... depois os cabelos...)

a carne, em vez de apodrecer, começaria a transfigurar-se

em fumo... tão leve... tão subtil... tão pólen...

como aquela nuvem além (vêem?) — nesta tarde de Outono

ainda tocada por um vento de lábios azuis…"

O que vos parece?! Não seria tão mais justo? Tão mais fácil?

Enfim.... boa continuação de semana, deixo um beijinho e até mais ver....

2 comentários:

  1. Lindo.. adorei!
    A morte é a certeza maior que temos e apesar de levarmos uma vida inteira a viver com ela nunca nos sentimos preparados.. apesar de saber que está a chegar provoca sempre um espasmo quando toca à campainha..

    Na minha opinião deveria ser feita uma festa (como em certas zonas do globo) em honra do q parte pra outra etapa..

    Pq quem tem amigos nunca morre pois dentro deles continua a viver..

    Um beijinho azul e parabéns pela partilha de um texto tão belo..

    ResponderEliminar
  2. A festa parece-me bem.... se algo me acontecesse era isso que gostaria que fizessem.... mas, nesses momentos, a dor da separação fala mais alto, acho eu! Por isso, é como tu dizes: é preciso é viver!!! Aproveitar ao máximo o milagre da VIDA!

    Outro pra ti *

    ResponderEliminar

Sou toda ouvidos....