segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Diário de bordo....




"BARCO PARADO, NÃO FAZ VIAGEM!"


Ora, como alguns de vocês já sabem, tenho andado à volta da correcção de testes, por isso, desta vez queria partilhar as (des)aventuras linguísticas das minhas criaturinhas.... Atenção! Não será com o intuito de os exibir como alvo de chacota (quem me conhece, sabe que não seria capaz disso!), é antes uma forma de combate a alguns.... hmmm.... como dizer?!.... deslizes, de forma a que não voltem a acontecer :)! É que, como diz o ditado, "barco parado, não faz viagem", ou seja, neste contexto, é bom que se explique o que acontece de menos bem, a fim de se conseguir "viajar" mais longe, de preferência sem erros claro está :)!!! E se for possível fazê-lo ao som de uma gargalhada.... tanto melhor, não?! Por isso, apertem o cinto, ponham o capacete, protejam-se da melhor forma possível, porque a partir de agora a viagem vai ficar.... turbulenta :p!!!

"Psicológicamente" - Comecemos por algo muito frequente.... psicológico, sim, é uma palavra acentuada, no entanto, quando é transformada em advérbio de modo (aquelas palavrinhas que geralmente terminam em -mente), perdem o acento! É o mesmo que "física" e "fisicamente".

"A relação não alterou-se (...)" - A relação não SE alterou! Não se esqueçam de que quando se trata de uma construção negativa, o pronome passa para antes do verbo, o.k.?

"Mas ouve uma coisa que ele gostava mais (...)" - Acreditem que não era nenhuma melodia que ele queria ouvir.... mas HOUVE! Verbo "haver"!

"Persseguilos" - Bem.... isto começa a aquecer LOL! O meu coração é frágil, está bem :)? Não se esqueçam daquela regra básica do português que diz que, depois de uma consoante, apenas é necessário um "s"! Os dois "ss" são usados entre duas vogais - "necessário", "acessório". Além disso, o "los" é separado pelo hífen, mais conhecido por "tracinho" :)!!! Resultado final: persegui-los....


Bem, para além destes erros, há outros, mas diferentes e que estão relacionados com a coerência do texto e que são usados muitas vezes com o objectivo de me confundir eh eh eh, por exemplo:

"Era uma vez três crianças, ambas iguais, mas muito diferentes...."

Ahummm..... objectivo alcançado eh eh eh!


Ou então.... há coisas que me espantam pela criatividade e surpresa e.... sei lá eu :)!!! Eu pedi que descrevessem e contassem uma história a partir de uma imagem que tinha um adulto com nariz de palhaço e uma criança do sexo masculino também com um narigão igual.... nada me podia preparar para o que se iria seguir :p! Início de uma das histórias:

"Era uma vez uma família feliz de homosexuais no Zimbabwé"!

LOOOL Digam lá que não foi imaginativo?! :) Mas, e agora directamente para as minhas criaturinhas que passam por aqui.... sejam um "bocadito" mais cuidadosos,está bem? E não se esqueçam:

"A conselho amigo, não feches o postigo!" :)


Beijinhos e boas viagens!!! Até mais ver....


2 comentários:

  1. As nossas "criaturas" escrevem coisas fantásticas às vezes :)

    ResponderEliminar
  2. E não é que escrevem mesmo LOL?!? Um dia, tenho que pôr aqui os erros que também encontraste, acho que estavam um cadito desorientados LOL!!!

    Beijinho e até amanhã! Boa folga ;)!

    ResponderEliminar

Sou toda ouvidos....