sábado, 2 de maio de 2009

Entendendo o inimigo...

Estava outro dia à espera que a minha mãe fizesse uns exames médicos na clínica e folheava uma revista daquelas.... sabem?! "DAQUELAS".... Pahh, nada de pensamentos ordinarões ok?!? LOL Refiro-me a revistas cor-de-rosa (não havia nada melhor à mão, ta bem?!?)!!! E qual não é o meu espanto quando um texto me pisca o olho ;)!!! Era um texto pequeno, mas muito charmoso.... e o conteúdo então.... ui ui.... era de Paulo Coelho e "falava" sobre os inimigos: os outros e nós mesmos!!! Achei-o tão cheio de experiência de vida que resolvi apresentá-lo a vocês.... espero que gostem!
O inimigo externo
O leitor Murali, um indiano, conta a história de uma garota, que resolveu subir até o alto de uma montanha para visitar sua avó. Chovia a cântaros, o vento frio soprava, e trovões pipocavam a cada segundo. Quando já estava quase chegando ao seu destino, sentiu algo roçando seus pés. Ao olhar para baixo, viu que era uma cobra.
- Eu estou quase morrendo - disse a serpente.
- Está muito frio, não há comida nesta montanha, por favor, me proteja! Coloque-me debaixo do seu casaco, salve minha vida, e eu serei sua melhor amiga.
Apesar da tempestade, a menina parou e começou a refletir. Olhou a pele dourada e verde da serpente, e disse para si mesmo que jamais tinha visto algo tão belo. Pensou o quanto deixaria com inveja os seus amigos de classe, ao aparecer com uma cobra que a defenderia de tudo. Finalmente disse:
- Está bem. Eu vou salvá-la, porque todos os seres vivos merecem carinho.
A cobra ficou amiga da menina, serviu para assustar as pessoas agressivas no colégio, fez companhia nos dias solitários. Até que uma noite, quando ela estava fazendo suas lições de casa, sentiu uma dor aguda no pé direito. Ao olhar para baixo, viu que a cobra a havia mordido.
- Você é venenosa! - gritou. - Vou morrer logo!
A cobra não disse nada.
- Como você fez isso comigo? Eu salvei sua vida!
- Aquele dia, quando você se abaixou para me salvar, sabia que eu era uma cobra, não sabia?
E, lentamente, rastejou para fora.
O inimigo interno
Nasrudin viu um homem sentado na beira de uma estrada, com ar de completa desolação.
- O que o preocupa? - quis saber.
- Meu irmão, não existe nada interessante na minha vida. Eu tenho dinheiro suficiente para não precisar trabalhar, e estava viajando para ver se havia alguma coisa curiosa no mundo. Entretanto, todas as pessoas que encontrei nada têm de novo para me dizer, e só conseguem aumentar meu tédio. "Enfim: posso dizer sem qualquer medo que apesar de tudo que fiz, não consegui encontrar a paz que buscava. Transformei-me em meu pior inimigo."
Na mesma hora, Nasrudin agarrou a mala do homem, e saiu correndo pela estrada. Como conhecia a região, rapidamente conseguiu distanciar-se dele, pegando atalhos pelos campos e colinas. Quando se distanciou bastante, colocou de novo a mala no meio da estrada por onde o viajante iria passar, e escondeu-se por detrás de uma rocha. Meia hora depois o homem apareceu, sentindo-se mais miserável que nunca, por causa do ladrão que encontrara. Assim que viu a mala, correu até ela e abriu-a, ofegante. Ao ver que seu conteúdo estava intacto, olhou para o céu cheio de alegria, e agradeceu ao Senhor pela vida.
"Certas pessoas só entendem o sabor da felicidade, quando conseguem perdê-la", pensou Nasrudin, olhando a cena.

Beijinhos e continuação de uma boa semana...

5 comentários:

  1. Apesar de até gostar de Paulo Coelho, a história da serpente é igual à do escorpião q precisa de ajuda para atravessar o rio, e deixa a sua verdadeira natureza (má) ganhar nem que para isso morra.

    Pois, ingénua ou não, todos nós controlamos aquilo q somos e o que nos podemos tornar. Não esquecer q a criatura mais inocente se pode pode tornar na criatura mais maquiavélica (e vice-versa), cm td na vida é uma questão de escolhas e caminhos que se seguem.

    Seja como for, os inimigos querem-se por perto! :)

    ResponderEliminar
  2. Que palavras sábias,minha amiga :)!!! É como dizes... é tudo uma questão de escolha!!! Eu tenho escolhido o lado mais "maquiavélico", às vezes tem a sua piada LOOOOOOOOOL!!!

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Tem quase sempre piada o lado maquiavélico (ou não escolhesse o nick sweet villain). O pior é qnd o feitiço se vira contra nós... Enfim, ser maquiavélico não é ser necessariamente mau...

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro Paulo Coelho *.*
    A stora por acaso ja leu algum livro dele ? Eu ja li quase todos os livros (excepto aqeles mais po biograficos - refiro as historias) ! hihi

    Btw, aqeles erros dos alunos... Do melhor XD

    ResponderEliminar
  5. Por acaso não tenho criaturinha :(!!!Ele tem histórias muito bonitas, simples,mas sem serem simplistas, percebes? Se arranjar alguma coisa, empresto-te! Quanto aos erros, espero ter alguns novinhos em folha dentro de dias... dos Exames Nacionais :p!!!

    Beijiiiiiiiiiiiinhos ***

    ResponderEliminar

Sou toda ouvidos....